A rivalidade entre os grandes gênios da informática, Steve Jobs e Bill Gates, foi retratada em um filme de 1999 chamado Pirates of Silicon Valley, traduzido no Brasil como Piratas da Informática. O drama com cerca de uma hora e meia de duração, feito para TV, envolveu o público por mostrar, sem muitas reservas, fatos desconhecidos das trajetórias de Jobs e Gates.
Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, o filme estrelado por Anthony Michael Hall, como Bill Gates, e Noah Wyle, como Steve Jobs, mostra o surgimento da microinformática, em um mundo de computadores gigantes e restrições de acesso à informação.
Nesse cenário, Steve Jobs, um hippie contestador, é apresentado como um grande visionário, ao criar, juntamente com Steve Wozniak, o primeiro microcomputador com interface gráfica, o Macintosh. Já Bill Gates, um nerd típico, desenvolve o primeiro sistema operacional de interface gráfica que, ao contrário da Apple, foi projetado para funcionar em qualquer PC: o Microsoft Windows. Começa, então, a grande competição.
O filme, no entanto, não somente aplaude os principais personagens. Ao contrário, revela que, em alguns momentos, os dois usaram os fins para justificar os meios, o que gerou certa polêmica na época do lançamento, principalmente quando sugere que Bill Gates copiou tecnologia da Apple para desenvolver o Windows.
No mesmo ano, Jobs convidou Wyle para a Macworld Expo e, ao saber que o ator estava feliz por ele não estar furioso, respondeu: “O quê? Eu, chateado? Ei, é apenas um filme”. O fato é que o filme, a princípio pouco pretensioso, ganhou cinco indicações ao Emmy, incluindo o de melhor filme para TV, além de vencer o prêmio Eddie, da American Cinema Editors, como melhor filme editado para TV.
Tudo isso aliado a um roteiro original, que fala de questões densas e até a grande dificuldade em encontrar o filme em DVD, já que foi produzido para a TV, fizeram de Pirates of Silicon Valley um cult entre os aficcionados por informática e cinema.
Fonte: Techtudo
Mas que boa lembrança! Já tinha ouvido falar do filme, mas tinha caído no esquecimento. Excelente timing de resgatá-lo. Beijos informáticos e sucesso!
ResponderExcluirOlá, recebi seu comentário querendo ser parceiro vou colocar seu banner, so visitar o infostartnet e olhar para ver como ficou! beleza!
ResponderExcluiratt,
Marthin Thiago
Web:Infostartnet
http://infostartnet.blogspot.com/
Olá recebi seu comentario querendo ser parceiro do Infostartnet, pois bem já coloquei seu banner lá ...só visitar e da uma olhada para ver!!
ResponderExcluirAtt,
Marthin Thiago
Web:http://infostartnet.blogspot.com/
obrigado por visitar meu blog,parabens pelo seu tbm se nao fosse por esses caras ai certamente nem teria um mause rsrsrs se puder me siga tbm
ResponderExcluirGalera viciada em Tecnologia etc' e tal'z.. já pode assistir, hein?! ...eu sei lá, mas.. tem cara de questão do ENEM. kKkKkKkkKkKk! *Atualidades*
ResponderExcluirHa estou seguindo o blog se puder me seguir tambem agradeço!
ResponderExcluirAtt
Marthin Thiago
Web: http://infostartnet.blogspot.com/