21 de mar. de 2013

A verdade sobre o Narguilé


Narguilé (ou water pipe ou shisha ou Hookah) é um dispositivo para fumar, originário da Índia, no qual uma mistura de tabaco é aquecida e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma longa mangueira.¹

 Apesar de alguns fumantes pensarem que a água filtra os compostos tóxicos da fumaça, essa idéia é errada. A água não é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos. Além de conter compostos tóxicos e cancerígenos, assim como os cigarros e outros produtos derivados do tabaco, a exposição a esses compostos é maior uma vez que uma rodada de fumo no Narguilé pode levar cerca de 45 minutos, e o fumante acaba inalando mais fumaça que nos produtos convencionais.² Além do tempo de inalação muito maior, as fontes de aquecimento geralmente utilizadas, como carvão e madeira em brasa, quando queimadas, liberarm grande quantidade de compostos químicos potencialmente perigosos, como metais e monóxido de carbono.² Por isso, diversos tipos de doenças são associados ao uso de Narguilé:


  • Dependência física e psíquica Impotência 
  • Câncer de pulmão Câncer de fígado 
  • Câncer oral (lábios, língua, faringe) 
  • Doenças cardíacas

Fonte:link

"Galera, não estou criticando o Narguilé, apenas compartilhei uma notícia que achei relevante, e por se tratar de uma matéria do próprio site da Anvisa, achei realmente legal divulgar. Se vocês tem algum conteúdo para argumentação que prove ao contrário do que está sendo dito, me indica aí que eu posto de boa. Ok?!

Abraço a todos e obrigado por deixarem suas opiniões!"


Equipe Se Informe Já




Clique aqui e conheça um pouco mais sobre as Panicats.

18 comentários:

  1. Não defendendo, pois realmente faz mal e disso não há dúvida, mas essa história mostrada na imagem de que uma sessão de 1 hora de arguile ser semelhante a fumar 100 cigarros é meio irrelevante, pois as pesquisas que isso diziam, falavam apenas de uma comparação sobre a quantidade por metro cúbibo de fumaça inalada, deixando de lado a composição dessa fumaça, tanto que essas pesquisas já foram desmentidas, pois além de se analisar a quantidade, tem de analisar a toxicidade da mesma, pois o cigarro possui diversos outros produtos prejudiciais a saúde. Mas realmente ambos fazem mal...é só um adendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe falou tudo...!! Fumei mtu o Narguile qnd era mais novo e sempre ouvia mta gnt falar q fazia mau... mas sem levar em conta tudo oq foi dito anteriormente pelo camarada ai...!!

      Excluir
    2. Na verdade narguile não tem alcatrão já começa daí, é zero, tem 0,05 % de nicotina diferente de um único cigarro que tem 0,5 de nicotina, de fato, Mas já existem fumos que possuem 0% de nicotina(olhe na caixinha que tem tbm).. Sim é verdade que narguila faz mal, mas se agente for nesse ponto que tal dizer para as mulheres pararem de usar batom porque tem chumbo por exemplo, ou pra todos pararem de beber que por sinal mata acredite ou não muito mais que cigarro ou narguile. Na boa, de todos os males dessa vida a narguila é o menor deles, se quer saber, tudo forja da indústria do cigarro porque está perdendo espaço pra narguilé. É bom agente se informar mas em sites confiáveis, porque é fácil agente achar coisas contra uma vez que ela é uma ameaça pra outra empresa. E sem falar que há pessoas que usam narguile pra deixar de fumar(isso mesmo). Detalhe sou prova de que não vicia, eu só uso em confraternizações o que não ocorre mais tanto quanto antigamente. Conheço desde os meus 18 anos e na verdade vim parando de usar cada vez mais, então essa de que vicia é meio batida. Mas gosto de vez em quando dar uma narguilada com saborzinho de chocomenta.(Me baseando em algumas coisas que esses sites de merda falam uma das conclusões que cheguei)30-40mg de nicotina = MORTE 1 cigarro = 1 mg de nicotina = 30% absorvido = 0,3 mg de nicotina absorvida 100 cigarros = 100 X 0,3 = 30 mg de nicotina = Morte Assim quem fumar 2 horas de narguile deveria estar "Morto". Qual a taxa de mortalidade por causa de narguile mesmo?! e por cigarro?! ah tá ^^ mídia sensacionalista vai tomar no c*_|_ haha. o governa brasileiro mando q eles tbm botar as imagens oq acontece tipo perna podre mais isso é com relaçao ao cigarro nao a o narguila.
      Usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes.Mais uma manipulação demagógica, como é característico de toda a campanha de saúde pública voltada para a mudança de hábitos individuais, e particularmente a anti-tabagista. Fumar Narguilé não equivale a fumar100 cigarros, pois boa parte das substâncias, inclusive a nicotina, fica na água – essa justamente a função do apetrecho. Se são adultos e precisam de dados impressionantes para se conter, então são do tipo que quer ser enganado, que precisa de uma autoridade moral externa sobre si, ao mesmo tempo vítimas fáceis e promotores de toda sorte de autoritarismo. Mas desconfio que a idéia da mensagem é provocar uma espécie de culpa neste que escreve. Querem dizer que, ao contestar exageros, promovo o vício em inocentes.

      Excluir
  2. Dependência física e psíquica Impotência ??

    só que não,

    logico que faz mal, muito mal, mas dependencia naum causa, narguilé é enjoativo, mesmo com todas as essencias fica muito enjoativo depois

    ResponderExcluir
  3. E as mais de 4000 substancia que o cigarro tem, que o arguile não tem?
    Isso ninguem fala, a mídia gosta muito de falar muito.

    ResponderExcluir
  4. a maioria das vezes que vi alguem usando essa p**** é na rua, sentado em calçadas. Ou é pura exibição ou é vontade de dar o rabo e não sabe como.

    ResponderExcluir
  5. Essa imagem é praticamente COMPRADA PELA INDÚSTRIA!!!
    Arguile faz mal ? CLARO É TABAGISMO, porém não chega nem aos pés do tão aclamado pela sociedade, o CIGARRO.
    O fumo de arguile consiste em apenas 4 componentes : MEL, TABACO , GLICERINA e a ESSÊNCIA (sabor). NÃO contém alcatrão e nenhuma das 4200 substâncias químicas que um cigarro contém.
    O tabaco do arguile contém apenas 0.05% ~ 0.5% de nicotina, sendo que CADA cigarro contém 12mg de nicotina por unidade.

    Tire suas próprias conclusões.

    Para mais informações CORRETAS : www.blogdoarguile.com.br :)

    Kauê.

    ResponderExcluir
  6. a verdade das grandes companhias de cigarro, só se for...

    ResponderExcluir
  7. ai simmmm khalil mamoon o////////////

    ResponderExcluir
  8. Tomara que tenha um monte de gente fumando, bebendo e achando que é certo. Enquanto isso eu estudo e mando em vocês
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce passa horas e horas estudando, pra ter a ilusão de q manda nos outros e pra mandar em alguns funcionários.
      Os outros passam horas e horas fumando, bebendo e conversando, pra sentir prazer, relaxar e se divertir.
      Agora, se voce prefere achar q é o bom e q manda nos outros ao inves de curtir a vida, continua ai no seu caminho e nos faça o favor de nos abster da sua presença em qualquer roda

      Excluir
    2. por acaso foi comprovado que quem fuma ou bebe é menos capacitado intelectualmente?? , há pessoas que fazem tudo isso além de fumar e tornam se pessoas muito bem sucedidas, falta muito pra você chegar ao nível de mandar alguém, então continue estudando e não tendo vida social...

      Excluir
  9. A questão é a seguinte: Tudo em excesso faz mal à saúde (física e/ou psicológica).
    A partir do momento em que a pessoa fica "viciada" em alguma coisa - e eu conheço pessoas viciadas nesse tal Narguilé SIM! -, o motivo do vício torna-se algo prejudicial.
    Eu acredito que o Narguilé faça mal à saúde, principalmente àqueles que usam com mais frequência. Afinal, seja com pouca ou com muita nicotina, você está aspirando uma substância "estranha" para dentro do seu corpo.
    Maaaas, cada um com suas escolhas. A minha escolha é ficar de fora de tudo isso! :p

    Beijo.

    ResponderExcluir