21 de mar. de 2013

Os melhores times do mundo em 2013

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol divulgou a lista mensal atualizada do ranking dos melhores times do mundo. Houve polêmica a respeito de clubes sem expressão estar entre os primeiros colocados. Portanto, antes de comentar, leia e entenda como a instituição faz o ranking. 

Veja como é feito cálculo:

Para esclarecermos, vamos entender o critério para pontuação. Nas competições mais importantes como Libertadores e Liga dos Campeões da Europa recebem 14 pontos por vitória e 7 por empate. Na Copa Sul-americana e Liga Europa da UEFA ganham 12 pontos por vitória e 6 por empate. Já nas competições nacionais os critérios variam de nível de competição da nação. Ou seja, países que são potencia no futebol como Brasil, Itália, Espanha, Inglaterra, França, Argentina e Alemanha estão no nível 4 e ganham quatro pontos a cada vitória e dois pontos por empate. Nos demais países variam conforme o nível (4,3,2) que pode ganhar no máximo 3,5 a 2,5 por vitória.

A maior pontuação é conquistada se chegar a semi ou final do mundial interclubes da FIFA. Na semi, 14 por vitória, 7 por empate. Final 21 se vencer e 10,5 se empatar (Tem empate numa final?). Agora que estamos entendidos, vamos ao ranking atualizado de 1 março de 2012 até 28 de fevereiro de 2013 (sim, são os melhores times dos últimos 12 meses). Atualizarei esse top 10 mensalmente conforme a IFFHS. Leia mais em: 

Veja a lista dos melhores de 2013 até o momento:



Fonte: link

3 comentários:

  1. isso ai é por pontos, por isso que eu nao gosto do brasileirão disputado por pontos, tinha que ser igual libertadores bota 1 fase de grupos e depois mata mata, seria muito mais emocionante e justo.
    Porque o clube vai la ganha todos os times "pequenos" e perde pros principais ai é campeão as custas dos times mais fracos

    ResponderExcluir
  2. Chelsea No lado esquerdo do peito!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir